Fala galera, tudo beleza? Como prometido no post de análise de Evangelion, hoje o post é pra explicar o final do anime+filme pra quem não entendeu. Contém spoilers sobre o anime então, fique avisado. E pra quem não viu a análise,
Clique Aqui.
Pra começar, existiam a Primeira Raça Ancestral, os E.T pika das galácia. Eles criaram as sementes da vida:
Adam e
Lilith (grave bem isso). Cada um vem em seu próprio ovo, sua lua.
Adam é o branco, e
Lilith o preto. E cada um desses seres vinha com uma arma, a mais poderosa, a Lança Longinus.
Feito esses ovos, a raça Ancestral enviou eles para cada um dos planetas, um por planeta. Onde a semente de
Adam caía, anjos dominavam, já o ovo de
Lilith criava vida normal, humanos, animais e os caramba.
Adam é a semente do fruto da vida, e
Lilith o fruto da semente do conhecimento. Se uma criatura conseguisse o poder desses dois frutos, teria poder equivalente ao da raça ancestral que os criou.
Era evitado de colocar 2 ovos no mesmo planeta, mas adivinha? A Terra sortuda pra caramba teve 2 sementes pousadas.
Adam chegou primeiro, mas não teve tempo de começar a criar vida, já que
Lilith colidiu com a Terra, teve sua lança destruída, e causou o primeiro impacto.
Lilith não tinha a lança,
Adam tinha e acabou sendo trancado por ela mesma. É para isso que a lança Longinus serve, desativar uma semente para prevenir que duas se unam.
Lilith espalhou o LCL e deixou a vida evoluir no decorrer de seus bilhões de anos. Avançando para 2000 temos o pai de Katsuragi e sua equipe viajando para o Pólo Sul, Adam está preso lá, e eles estão indo fazer experimentos com ele (chance de dar bosta 100% né?). Pro experimento eles colocaram um humano em contato com
Adam (genial), e isso causou o segundo impacto e devastando metade da população mundial. Pra quem não entendeu, os humanos tem o DNA de
Lilith, então entrando em contato com
Adam, mesmo sendo pouco, dá bosta.
Pelo desastre da explosão, o corpo de
Adam virou um embrião. Adivinha quem nasceu? Kaoru com a alma de
Adam. Avançando 3 anos temos a Gehirn, organização controlada pelo pai do Shinji, Gendo Ikari, que construiu os Evangelion dentro de Geofront, que era a lua negra de
Lilith (bafo). Usando o DNA de
Adam, ele criou os Evanelions que eram basicamente clones de Adam (sério as vezes eu contesto o nível de inteligência dos personagens desse anime). Todos menos o Eva 01, ele é clone de Lilith. Seele conseguiu reunir a alma de Adam, Kaoru, e o corpo em embrião nos destroços do 2 impacto para os planos futuros (merda, com certeza quer fazer merda). Seele volta pra Gehirn, motivos? Secretos.
Mais ou menos um ano depois, Yui Ikari realiza o experimento de contato com o Eva unidade 01 (clone de Lilith). Não deu muito certo já que ela se dissolve em LCL e sua alma é absorvida no núcleo do Eva, acidente feio né? Errado, Yui tinha planejado isso para viver eternamente dentro do Eva, para provar a existência da humanidade. O Gendo boladão e depressão total, não aguento e decidiu criar o projeto de Instrumentalidade Humana (eita nome difícil). Esse é o objetivo secreto da Seele, esse projeto consiste em reunir toda a vida humana em um único ser, que era anteriormente Lilith que liberou o LCL para dar origem a nós. Tanto Seele quanto Gendo querem isso, mas por motivos diferentes. Gendo só quer se reunir com Yui, mas Seele quer que, usando a istrumentalidade apague as falhas das pessoas, para fazer parte do todo, sem inseguranças. É por essa razão que Gendo irá criar a Nerv, que não serve só pra lutar contra anjos, mas para preparar o cenário para o projeto Instrumentalidade Humana (agora será chamado de IH, cansei de escrever esse nome enorme).
Quando Yui some, Gendo cria Rei Ayanami com o DNA de Yui e Lilith, para planos futuros. Agora Gehirn tem a Nerv, e o episódio 1 do anime começa (sim eu to explicando faz 1 hora pra começar o anime).
Os anjos atacam Tokyo 3, mas porque sempre é Tokyo 3? Eles queriam chegar até Lilith, que Gendo escondia em Geofront, no terminal Dogma (lembra do terminal Dogma? É fião, loko né). Tanto Adam como Lilith estavam adormecidos, ambos sem suas almas (Kaoru - Adam; Rei - Lilith), sem elas ambos não faziam nada. Se os Anjos chegassem até Lilith, a humanidade seria destruída e só os Anjos viveriam na terra. Mais tarde quando Asuka se junta ao grupo e um anjo os ataca, porque ele iria ataca-los no mar se Lilith estava no Terminal Dogma? Agora estavam atrás de Adam. Kaji secretamente conseguiu o embrião de Adam da Seele, e ia entregar para Gendo. Se os Anjos chegassem ao Adam, toda vida de Lilith (humanos, animais e tudo mais) seria apagada. Kaji consegue entregar o embrião para Gendo, que agora junto com Fuyutsuki conseguem pegar a lança no segundo impacto (lança de Adam). Eles cravam a lança em Lilith, parando o seu crescimento, para impedir de se tornar muito poderosa. Agora ela está pronta para ser usada no projeto IH.
Quando o anjo Arael aparece, a lança que Gendo conseguiu é usada para destruí-lo, deixando o plano da Seele milhares de quilômetros fora de alcance. Asuka entra em choque depois de ter sua mente invadida por um anjo, ficando incapaz de dirigir seu Eva. Então Seele manda Kaoru como substituto. Kaoru é a alma de Adam, e Gendo tem o corpo de Adam. A Nerv descobre o propósito de Kaoru, e Shinji precisa decidir se o mata ou deixa encontrar o corpo de Adam, deixando a humanidade morrer. Antes de decidir, Kaoru revela o segredo do campo AT, a barrreira que anjos e Evas usam para se proteger. Kaoru diz que até humanos podem gerar campo AT, são eles que separam um indivíduo do outro, causando dor e solidão pelo mundo. Por fim, Shinji o mata.
The End of Evangelion começa. Depois do ultimo anjo morto (Kaoru), Seele trai a Nerv, e manda suas tropas invadirem o quartel general. A Seele precisa dos Evas para avançar com seus planos e vai tomá-los a força. Asuka reativa seu Eva para contra-atacar a Seele (momento épico da Asuka). Seele começa a retaliação mandando os Evas produzidos em massa, tudo produzido em segredo. Eles partem Asuka e o Eva ao meio, aparentemente o matando. Depois Shinji é lançado no Eva 01. Gendo continua seu plano, fundindo o corpo de Adam com Rei (que é a alma de Lilith). Ele acha que a fusão de Adam com Lilith lhe dará poder para trazer Yui de volta, porém, Rei rejeita Gendo e vai em direção a Lilith. Com Rei possuindo o corpo de Adam e a alma de Lilith, o fruto do Conhecimento e o fruto da Vida, ela se funde ao corpo de Lilith, se tornando um ser gigante e poderoso como um Deus. A Rei poderosa e enlouquecida começa o terceiro impacto e o projeto IH. Junto com o Eva 01 e os Evas produzidos em massa e a lança Longinus que voltou de orbita para o Eva 01. Um anti-campo AT gigantesco é criado, fazendo com que o campo AT de todos se desfaçam, então todos no mundo se tornam LCL, criando um super organismo. Shinji agora tem que decidir se continua ou não a Instrumentalidade Humana. Shinji percebe que mesmo que um dia seja traído e isolado, se ele rejeitar a Instrumentalidade poderá ver as pessoas que protegeu de novo e seus verdadeiros sentimentos seriam só seus. Então Shinji rejeita a Instrumentalidade (Parabaíns) e a Super Rei morre junto com os Evas produzidos em massa, todos destruídos pela lança empunhada por ele. Shinji sai do mar de LCL, e a última cena interessante da série acontece. Shinji sabe que as pessoas podem recuperar seus corpos do LCL a medida que se imaginarem dentro de seus próprios corações. Aos escolhidos de Lilith foi dada uma segunda chance.
Bom finalmente acabei, fiquei 1 hora passando esse texto, já que peguei ele de um vídeo americano. O vídeo está aqui em baixo, as legendas são meio rápidas demais, então tudo o que eu escrevi foi o que está nas legendas.
Se gostou deixe o seu comentário e curta nossa página do Face,
União Otakus Gamers.
https://www.youtube.com/watch?v=GZ-9atluGVc&hd=1